Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Durkheim e o Fato Social


  Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna. Em seu livro 'Regras do método sociológico', coloca a Sociologia como a nova ciência social. No primeiro capítulo, afirma que os fatos sociais devem ser tratados como objeto, o que veio a ser o tema central de sua obra.

  Ao fazer tal afirmação, Durkheim mostra que cada ação individual ou grupal dentro da sociedade é prevista pela mesma. Mostra que o modo de agirmos, pensarmos ou criarmos é tangenciado pelas normas sociais a que estamos incluídos. Seja por costumes, dogmas morais, religiosos ou pela economia estatal. A existência da sociedade então passa a se tornar independente de manifestações individuais nela ocorridas. Dessa forma, o 'Fato Social' torna-se o objeto de estudo da Sociologia. 


  Com o passar do tempo, esse pensamento ganhou forças e vê-se sua utilidade no mundo contemporâneo. Muitas vezes, é somente pelo estudo do 'todo' que podemos entender suas particularidades. Isso se prova através das correntes morais que formam as diferentes vertentes políticas na sociedade, correntes essas que são formadas pelo Direito Público, e somente pelo estudo desse (o todo) às compreendemos.

Nicole Gouveia Martins Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário