Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Indivíduos autênticos?


Émile Durkheim parte da ideia de que o indivíduo é fruto da sociedade e portanto é essencial que o objeto de estudo da sociologia sejam os "fatos sociais", que influenciam e determinam as atitudes e os comportamentos do ser humano na sociedade. Os fatos sociais regem a ordem social, são construídos com a junção das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma. Eles têm o poder de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os agir de acordo com uma maioria e não de acordo com suas vontades individuais.
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, costumes, enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de determinar suas ações. Um indivíduo em um restaurante, por exemplo, dificilmente comerá com as próprias mãos na ausência de talheres; mesmo na intimidade de sua casa, a pressão moral que a sociedade exerce em cima desta atitude é tão grande que o indivíduo não se sente à vontade nem mesmo quando não há ninguém para observar.
A própria sociedade é quem cria esses mecanismos de coerção, fazendo com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas, mesmo que não percebam esse pacto que estão estabelecendo.
É fato que as ideias de Durkheim são extremamente atuais, visto que os indivíduos estão cada vez mais buscando a aceitação social e o "encaixe" em grupos determinados por uma ideologia de manutenção da ordem na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário