Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Use, seja, ouça, diga!



O autor de “Regras do método sociológico, Émile Durkheim, é considerado um dos pais da Sociologia moderna, pois foi responsável por definir os métodos e as aplicações dessa nova ciência, além de tê-la consolidado como disciplina acadêmica.
O método utilizado por ele para desenvolver explicações científicas é o distanciamento dos fatos observados para resguardar a objetividade de sua análise, sendo necessário que o sociólogo deixe de lado seus valores e sentimentos pessoais. Para Durkheim, a tarefa do sociólogo é analisar a sociedade e encontrar remédios para a vida social, já que ela pode apresentar estados patológicos.
O que realmente interessa à vertente durkheimiana é a preponderância da sociedade sobre o indivíduo e os mecanismos de coerção daquela sobre este. Ele foi um dos primeiros a analisar os fatores coercitivos que levam o indivíduo a um enquadramento e a uma normatividade estabelecida. Dessa forma, o filósofo define fato social como sendo “toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”.
Assim, os indivíduos são levados a moldarem-se segundos padrões impostos pelo grupo social no qual estão inseridos e, caso fujam às normas, eles estão sujeitos à repreensão e a penas. Até mesmo o riso que tal indivíduo provoca, por não partilhar dos mesmos costumes que o restante, trata-se de uma forma de coerção.
A pressão para que todos os indivíduos atinjam um padrão de vida ideal gera graves conseqüências, que podem ser facilmente notadas quando analisamos o número acentuado de casos de suicídio no Japão. Isso porque o fracasso advindo da não adequação aos padrões preestabelecidos nesse país é sinônimo de fraqueza e desonra.
Nota-se então a contemporaneidade das ideias de Durkheim, pois a busca pela adequação aos padrões vigentes na sociedade é um fato que enfrentamos todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário