Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Durkheim Hoje: Perpetuação das morais



          Mesmo havendo opiniões que contrariam a visão de Durkheim, este, parece enquadrar em seus pensamentos, explicações muito persuasivas sobre a sociedade. Sua descrição de Densidade Material no que tange a interconexão entre os habitantes de uma sociedade possibilitando a existência de uma “vida comum” pode ser observada tanto em países ocidentais como em uma tribo isolada no coração da África.
          Uma  vez que cada sociedade tem como um “objetivo maior” a continuidade dela própria, independentemente dos fatos sociais que sejam considerados normais, essa sociedade não estaria empenhada na auto sabotagem, resultando no seu fim.
          Dentro dessa linha de raciocínio o relativismo cultural e o distanciamento do fato social ajudam no entendimento dos diferentes costumes que, mesmo que apreçam destituídos de sentido para o mundo ocidental, contribuíram para a continuidade de determinada sociedade.
          O que é conflitante hoje é o fato de diferentes costumes chocarem a comunidade internacional ocidental que tem uma moral pautada nos Direitos Humanos e que tenta de uma forma ou de outra, interferir em assuntos considerados internos de países radicais.
          Existe para Durkheim uma auto negação do indivíduo em prol do coletivo que resultaria em moral. A coerção existente na sociedade seria pois para a afirmação dessa moral coletiva e que por consequência estaria ligada a sustentação da própria sociedade. Assim, de suas próprias maneiras, essas sociedades estariam então lutando para se preservar, mesmo que seus costumes sejam, muitas vezes, brutais.
          Com base no que foi exposto acima pode se entender que as diferentes formas de organização social estão muito expostas atualmente, é impossível esconder algo, principalmente em sociedades onde a existem veículos de comunicação.
          Com isso é perceptível a ascensão de debates relativos a qual moral seria melhor para aplicação mundial. Considerando apenas países, não vivemos mais em um mundo dicotomico e sim em um mundo com pluralidade de culturas e morais sendo muito difícil chegar a um acordo sobre qual moral deveria ser seguida. Isso faz com que a tolerância seja um desafio gigantesco uma vez que os detentores de diferentes morais, julgam-se absolutamente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário