Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como moldar um indivíduo.

Émile Durkheim na sua criação “As Regras do Método Sociológico” analisa o fato de que todas as nossas ações e atitudes são baseadas em costumes e imposições culturais que são feitas, muitas vezes sem a percepção de ninguém. Assim ele explica o conceito de fato social como sendo todo fato que independe do indivíduo e tem como substrato o agir do homem em sociedade, de acordo com as regras sociais.
Para ele a educação tem um papel significativo nessa influencia já que serviria para forjar o ser em sociedade, incutindo regras, que aos poucos seriam interiorizadas. Assim, é fácil perceber que a pessoa desde que nasce e recebe a educação dos pais, já é induzida a uma forma de pensamento e a um agir. Por isso Durkheim afirma a dificuldade de se achar a verdade científica, devido ao fato de que não é fácil se desvincular de uma forma de pensar influenciada pelas vivencias e costumes da sociedade, para analisar algo.
Esse modo de vida considerado comum devido a sua influencia na sociedade, passa a ser regido e até defendido por leis ou pela moral. Portanto se alguma atitude é contra essa normalidade, o autor dela pode ser penalizado tanto pelas leis, ou moralmente, consequência que impede, muitas vezes, as pessoas de fazerem algo.
Em suma, podemos perceber que o ser, desde sempre, é influenciado na sua maneira de pensar e agir. Essas influencias passam a ser tão interiorizadas que se tornam algo considerado comum para a sociedade, construindo assim um molde de educação e costumes, que quando são desrespeitados geram uma penalização, mesmo que moral. Percebe-se que um ciclo é formado, já que as pessoas na convivência social acabam se moldando, e geram a dificuldade de se tornarem neutras em relação a algo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário