Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coação social


    Para Durkheim a sociologia é a ciência das realidades, o papel do sociólogo é compreender e interpretar os mecanismos de coerção sobre a sociedade, ele não deverá evidenciar o individuo uma vez que a maioria de nossas ações são feitas em prol do coletivo, logo o objetivo da sociologia são os  fatos sociais que devem ser analisados como coisas, a analise da sociedade é, portanto, o fator chave para o sociólogo.
    O fato social são todos os fenômenos que acontecem em uma sociedade com certa generalidade e com interesse social mas para que todas as ações humanas como comer, beber não sejam consideradas fatos sociais Durkheim delimita que só há fato social quando existe uma organização definida, regras jurídicas, dogmas religiosos, por exemplo.
    A  sociedade nos impõem visões e comportamentos pelos quais jamais chegaríamos espontaneamente, essa “educação” para a vida em sociedade é imposta pela educação familiar assim como pela educação escolar, dessa maneira é forjado o ser social, então não podemos esperar que um individuo que não tenha tido educação familiar e quando introduzido à educação formal que por muitas vezes é falha em nosso pais se torne um homem com valores interiorizados iguais ao de um individuo que foi perfeitamente forjado pela educação.
    A pressão estabelecida na sociedade para que perpetuemos os moldes já firmados gera na sociedade preconceitos contra aqueles que não estão adequados a estes moldes, não casar na faixa etária considerada normal, casas e não ter filhos, não gostar de trabalhar são motivos que já fazem muitos olharem essas pessoas com olhos diferentes daqueles que estão nos padrões. O suicídio ira ser para Durkheim o resultado de múltiplas pressões da sociedade industrial, religiosa que imprimem preconceitos a sexualidade, a moral, entre outros. Não se encaixar no molde imposto faz com que o individuo fique angustiado, o suicido irá se tornar não uma decisão individual de acabar com a vida, mas sim de fugir das pressões da sociedade, principalmente da sociedade industrial.
   Os costumes e valores impostos pela sociedade estão tão enraizados em nós que algumas formas de comportamento mesmo que expressem vontades individuais trazem já consigo hábitos forjados na dimensão do coletivo, segundo Durkheim.
   Portanto, a população, a urbanização, a arquitetura, e estrutura política irão sempre ser reflexos de determinados padrões culturais, revelarão decisões coletivas sobre a forma de sociabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário