Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A revolução dos sem direito


Nossa sociedade atual foi construída através das revoluções ao longo da história.

Tendo como exemplos a Revolução Francesa e a Revolução Russa, fica a questão sobre o direito da população miserável dessas nações. Os camponeses, pobres e miseráveis, não possuíam muitos direitos ou mesmo nenhum. Eles tinham apenas deveres para com a nobreza, enquanto que suas necessidades eram completamente esquecidas pelas leis de tais nações.

Diferentemente de hoje onde imperam nas constituições os direitos naturais dos cidadãos, tais como a vida, a liberdade e a propriedade, não havia qualquer direito para a população que não tivesse “sangue azul”.

As imposições, a exploração, a falta de direitos e a pobreza fizeram com que as revoluções se desencadeassem. Principalmente na Rev. Francesa, a população pobre desejava melhores condições e também direitos semelhantes aos nobres, de maneira que todos os homens fossem julgados iguais perante a lei. A abolição e os direitos feudais foram abolidos dando lugar aos princípios Liberté, Egalité, Fraternité.

As revoluções têm sua gênese na insatisfação e na privação dos direitos naturais. Muitas revoluções (ou todas) buscaram direitos, melhorias e igualdade.

Se temos uma sociedade atual predominantemente democrática e com constituições mais humanas, é por causa desses revolucionários que lutaram pelos seus direitos naturais em uma época onde nem ao menos a palavra direitos humanos era conhecida. A revolução pelo direito é a revolução pela igualdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário