Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Evolução" das revoluções

Weber define a dinâmica revolucionária como o modo pelo qual as classes que se revoltam contra a ordem legitimam a criação de um novo direito.

Segundo Weber a revolução surge do embate entre sentimento de justiça espontâneo, que provem do Direito Natural, e o Direito formal, que é o Direito “artificial”, criado de forma racional e cuja finalidade é regulamentar a convivencia social.

Com a evolução do ordenamento jurídico, ou seja, a passagem do direito natural para o formal, se tornou legítima uma única forma de racionalidade, uma racionalidade burguesa, baseada nos principios do grupo que se encontra no poder.

Assim, as lutas sociais, se restringem a lutas de pequenos segmentos sociais que se agrupam e buscam um objetivo específico, não há preocupação com o bem-estar coletivo.

Portanto fica evidente o efeito causado por essa suposta evolução do ordenamento juridico no quesito das lutas sociais. Se num primeiro momento de nossa história as revoluções buscavam o bem estar coletivo e determinar uma nova ordem social, as lutas atuais buscam satisfazer o interesse de determinados segmentos. Perdendo assim sua força, pois estão em menor número, e legitimidade, pois menos pessoas apoiam suas causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário