Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Revolução do pensamento da sociedade moderna

A luta entre as classes, é de extrema importância para a formação das sociedades ao longo da história, bem como dos direitos adquiridos por essa sociedade. A partir do momento em que uma certa gama da população se via em condições de direitos desiguais em relação a outra parte, normalmente privilegiada, a parte desprovida dos privilégios necessita buscá-los, rompendo com o direito anterior posto e criando um novo direito, por meio da revolução.

Revoluções que ao longo da história se caracterizavam por terem ideologias concretas, serem organizadas, abrangerem um grande número de pessoas, e as pessoas que participavam das revoluções estavam intimamente e fortemente ligadas à causa. Muitos exemplos dessas revoluções "legítimas" podem ser aqui lembrados como: A Revolução Francesa, Russa, Chinesa, Cubana.

Diferentemente das revoluções do passado, hoje muitos movimentos que contestam o direito estabelecido, se caracterizam pela falta de um ideal efetivo, ou de uma pequena adesão de pessoas que muitas vezes não concordam totalmente entre si, podendo ocasionar movimentos desconexos.

Podemos observar então, que os direitos estabelecidos, que muitas vezes são contestados, por um movimento desconexo como, por exemplo, o da ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo por alunos da FFLCH, não alcançam os mesmos objetivos do que a mudança dessa legislação por meio da revogação dessas leis. Ou seja a mudança desse direto através daqueles que na atualidade estão capacitados para tal,sendo assim, grandes reivindicações da sociedade foram alcançadas dessa forma, como a união homoafetiva, a criação de estatutos como o da igualdade racial, estatuto do idoso, lei Maria da Penha entre outros.

Isso mostra que a sociedade moderna está cada vez mais inclinada às mudanças e que o Direito acompanha as mudanças de pensamento da sociedade, se se refletindo na criação de diretos novos que abrangem os mais variados tipos de necessidades da sociedade, com isso, a verdadeira "revolução" se dá na mudança de pensamento da sociedade que gradativamente se dá, mais já provoca resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário