Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A inexistência de um sistema perfeito

Hegel tinha a convicção do “Direito como Liberdade”. Ao universalizar direitos e deveres, as questões deixariam de serem particulares. Ou seja, o direito era de todos.
Em um primeiro momento é fácil se deixar levar pela idéias hegelianas. Entretanto, Marx entra em cena para contradizer tais ideologias.

Karl Marx, critica as abstrações e filosofias de Hegel, fazendo a seguinte questão: Quais são os fundamentos empíricos e reais ?


Para Marx o direito seria instrumento de apenas uma classe, por isso, particulariza. E ele afirmava que o direito como liberdade era abstração, uma ideia de filósofo. E para a filosofia ter um real valor, ela deve vincular-se com a prática, caso ao contrário, seria especulativa. Então, Marx passa a fugir da abstração para focar-se nas necessidades reais.


Ao terminarmos de refletirmos sobre as idéias expostas anteriormente, é difícil tomarmos um partido, pois a tendência é sermos imparciais.

Acredito que Hegel está coberto de razão ao afirma que a “Lei é a ideia chave do Estado Moderno”. Assim, o direito passa a ser a base de tudo e de todos. Ele regula a vivência dos homens e vai garantir que direitos sejam respeitados e deveres garantidos.
Assim, protege e tutela todos os cidadãos, não havendo racismo ou preconceito por parte da justiça. Mas, se você ferir os princípios constitucionais, na maior parte das vezes, sanções será empregadas perante tal indivíduo. Digo “na maior parte das vezes”, porque a “justiça é cego” e acaba não enxergando no escuro, ficando muitos crimes impunes.


A sociedade é extremamente heterogênea, por isso será praticamente impossível implantarmos um sistema perfeito que faz a justiça perfeita. Sempre haverá lacunas e imperfeições.
O que chegou mais próximo desse idealismo social, foi o direito como "a base". Se obedecermos as normas e cumprirmos nossos deveres, não há dúvidas que nossos direitos serão respeitados e tutelados pelo Estado, abrindo caminho para uma vida social harmônica e livre para fazermos nossas escolhas ao longo do tempo, proporcionando uma vivencia saudável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário