A anomia é um mal social e a sociedade está doente. Lucas é vítima disso.
Lucas era um adolescente de 16 anos, filho de uma conhecida cantora brasileira de forró. Lucas era mais um jovem que publicava vídeos em plataformas digitais.
Em um final de semana, ele publicou um vídeo com um amigo, em que demonstravam afeto um pelo outro, os diversos comentários homofóbicos levou a um pedido de desculpas por parte do garoto, que se sentiu culpado por expor seu carinho por um colega de mesmo sexo, o garoto aproveitou para ressaltar que tanto ele quanto o amigo são heterossexuais. Infelizmente, os ataques não cessaram e Lucas se suicidou no dia 03 de agosto de 2021, o que chocou muitos artistas e espectadores.
A morte de Lucas não é um caso isolado, mas é efeito direto do que Èmile Durkheim define como anomia, ou seja, a ausência de solidariedade por parte dos indivíduos que compõem a sociedade moderna. O sociólogo evidência em seus escritos que esse comportamento social pode levar a eventos extremos como o suicídio, já que muitas vezes, essa anomia rompe laços sociais e a crença de que futuramente os indivíduos possam agir de maneira diferente (melhor), tal qual, muito provavelmente, ocorreu com Lucas e com muitos outros jovens como foi exposto em 2019 pelo Ministério da Saúde, por meio de um boletim, que mostra dados que alertam que jovens são 45% das vítimas do suicídio.
Não apenas o preconceito com a comunidade LGBTQIA+ está ligado a isso, também com as mulheres e a comunidade preta e indígena, é visível como o discurso de ódio é normalizado hodiernamente, como denunciou Durkheim no século XIX. No Brasil é impossível ao menos disfarçar essa realidade, o presidente eleito é porta-voz de um discurso machista, racista e homofóbico, do mesmo modo são seus seguidores e apoiadores, o que causa grande crise política e social, em outras palavras, a anomia. É humilhante saber que passaram-se anos desde que foi criado esse conceito e mesmo depois de tanta luta e movimentações, ainda vivemos em meio a insensibilidade e a falta de consciência coletiva. As vítimas dessa sociedade enferma aumentam dia após dia.
Referências:
Reportagem sobre o suicídio de Lucas, disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/os-alertas-deixados-pelo-suicidio-de-lucas-um-adolescente-vitima-do-odio-e-da-lgbtfobia-no-tiktok/
Maíra Janis de Sousa - Direito Matutino - 1º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário