Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

       A importância de Durkheim na classificação das sociedades



Notório sociólogo, Émile Durkheim representa certamente um dos grandes nomes que as ciências sociais dispõem, juntamente com Weber e Marx, estes construíram a base do pensamento sociológico que é objeto de estudo até os dias atuais. A importância de Durkheim é representada nas suas concepções e em seus estudos a respeito da convivência entre as pessoas e o resultado destas relações, ideias como os fatos sociais, estado de anomia e os tipos de sociedades são alguns exemplos de como o pensamento durkheimiano busca relatar e entender as relações entre os indivíduos.


A respeito dos fatos sociais, o sociólogo pauta a coletividade nas sociedades como a principal responsável pelas ações e interações que as pessoas que a compõem exercem. Como exemplo da relação entre a coletividade e as ações individuais, têm-se os casamentos ou até as ações políticas e maneiras de convívio, vestimentas e o modo que cada sociedade pratica o direito. Em adjunto com os fatos sociais, Durkheim formula também a ideia do estado de anomia sendo classificado por um momento em que a sociedade se perdeu em algum sentido e carece de uma reforma para retornar a seu estado normal.


Em consonância com o estado de anomia mencionado acima, fica nítido a importância de se estabelecer normas para uma coexistência saudável na sociedade, então Durkheim vem a classificar as sociedades de duas formas, sendo elas a sociedade mecânica e a orgânica. A sociedade mecânica remonta às civilizações primitivas onde a ligação de um indivíduo com o grupo era tida de forma mais harmônica e não tão enraizada e esquematizada como nas sociedades atuais. Todavia a orgânica é estruturada de uma forma que cada indivíduo necessita intrinsecamente do outro como um organismo vivo, que sem o trabalho desempenhado por todas as partes que o compõem, padece.


Com as ideias passadas nos parágrafos anteriores fica evidente que as relações entre os indivíduos de uma sociedade influenciam diretamente no modo como a mesma funcionará, porém é necessário de se observar de que modo essa mudança impacta o direito. Nas sociedades mecânicas o direito tem um caráter mais punitivo, sendo mais praticado com um sentido de perpetuação de uma moral vigente do que qualquer outro. Já nas sociedades orgânicas o direito é tido como uma ferramenta para se reparar os erros que ocorrem na sociedade, servindo de maneira restritiva porém didática, visando no final mitigar as irregularidades vigentes de maneira mais pragmática.


Por fim, as ideias formuladas por Durkheim, mostraram-se muito importantes para a posteriori, tanto com a sua ideia de causa eficiente no âmbito do direito, quanto o seu pensamento sobre os fatos sociais e o papel que estes desempenham na estruturação das sociedades. Necessário para quem busca um entendimento melhor das relações sociais, Durkheim pautou várias ideias extremamente importantes para construção da sociologia e do convívio social, e por mais que existam ressalvas a respeito de algumas de suas ideias que futuramente viriam a ser objeto de crítica por outros pensadores é inegável a importância que Émile Durkheim teve para com as cientistas sociais e o avanço dos estudos sociológicos.



GABRIEL BASTOS BORGES - 1° Semestre / NOTURNO


Nenhum comentário:

Postar um comentário