Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A contribuição de Weber ao estudo sociológico

Max Weber dedicou grande parte de suas obras ao método científico, sendo considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, como pode ser observado em sua obra A ‘objetividade’ do conhecimento na ciência social e na ciência política. Ambos alemães, Weber concordava com Kant quanto ao fato de que as ciências humanas lidam com o fenômeno do valor, afirmando que analisamos a realidade a partir de nossos valores e que é impossível ausentar-se deles. Entretanto, dizia que isso não diminuía a veracidade do conhecimento sobre a vida social, mas sim que o valor era um instrumento para sua explicação. O ponto de partida da investigação até pode ser subjetivo, mas seu ponto de chegada deverá ser rigorosamente objetivo.
Weber defendia a universalidade do método científico, porém criticava princípios universalmente válidos. Acreditava que essa era uma maneira de simplificar o conhecimento, pois servia apenas à satisfação das necessidades dogmáticas, mesmo que com hipóteses frágeis e formulações genéricas. Nisso consistia sua crítica à Marx, que fazia da luta de classes uma constante única.
Para ele, a função essencial da sociologia era a compreensão do sentido da ação social. Por acreditar na influência dos valores de cada um no rumo de seus atos, Weber focava no indivíduo, e não apenas na sociedade em que estava inserido. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor, ou seja, que se estabelecesse a partir da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor. Nesse estudo, salientou quatro tipos de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.
Escritor da obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, deu várias contribuições ao estudo sociológico da economia, religião e política em suas configurações modernas. Ao analisar a influência do protestantismo, que pregava a intensa dedicação ao trabalho e não condenava o acúmulo de riquezas, no desenvolvimento e consolidação do capitalismo ocidental, Weber aplicou suas ideias sobre o valor, demonstrando que a forma como os indivíduos captavam o mundo através de suas crenças influenciou diretamente suas ações que beneficiaram o sistema capitalista.

Gabriela Fontão de Almeida Prado (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário