Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O vanguardismo de Max Weber

Max Weber trouxe uma grande novidade às ciências sociais de seu tempo: o individualismo metodológico, a focalização da ação social no indivíduo, e não no coletivo. Com isso, Weber busca compreender o que moveria os indivíduos em suas ações sociais e se mostra interessado nas inúmeras possibilidades do agir social. Segundo ele, toda ação gera uma ação em consequência, e que isso resulta nas relações sociais entre indivíduos.
Além disso, outro ponto importante de sua teoria é a ideia de decisão para uma ação, a mobilização de valores pelo indivíduo. Para ele, o indivíduo pondera, muitas vezes inconscientemente, de acordo com os seus valores, os quais variam com cada situação. Essa questão pode ser muito bem ilustrada com o ato de dar esmolas. É muito comum as pessoas darem esmolas quando estão acompanhadas de algum amigo ou parente, mas que não fazem o mesmo quando não existe “ninguém olhando”.
Ademais dessa análise, percebe-se ainda que em sua obra weber critica a ideia determinista de ciência e o dogmatismo, bem como propõem uma metodologia científica deve ter caráter universal.
Com isso, nota-se o quão importante Weber foi para seu tempo, e ainda o é para a atualidade.

Sthéfane Souza Tavares    Direito Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário