Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Weber no contexto atual

Weber, ao contrário de Marx, não faz uma universalidade ao analisar a sociedade. Ele analisa o indivíduo com suas particularidades, suas ações sociais e o contexto em que está inserido, e, a partir da correlação dessas ações, dá-se a relação social resultando por fim na realidade social.
Weber nos fala que devemos analisar as ações dos indivíduos baseado no contexto em que ele está inserido, levando-se em conta o contexto histórico, ambientes onde vive suas relações, e tudo que o leva a formar um posicionamento. Podendo-se concluir então que o ser humano, por sua vida em sociedade, é dono de uma autonomia relativa, pois é influenciado por diversos fatores em sua construção.
Visto que não podemos tirar conclusões a partir da nossa própria consciência, mas daquele cujas ações são observadas, é muito viável, a partir do método de Weber, analisar o cenário atual do Brasil após o processo de impeachment.
Todos estão claramente muito confusos já que são bombardeados a todo momento por informações de diversas fontes e com diversas intenções. Mas, todos possuem um posicionamento, desde os que reservam somente em seu imo, até aqueles que causam discórdia e são agressivos ao conversar sobre o assunto.

Acredito, que, se seguíssemos a análise werberiana haveria menos intolerância, menos brigas e seria menos caótico,e,  se todos estivessem abertos a um diálogo, para entender os motivos e os meios de cada opinião formada. Não acredito que a maioria das pessoas defendem uma idéia somente por interesse de derrubar um grupo ou outro, mas sim por que algo, em algum lugar ou momento construiu esse pensamento e essas ações. E tudo bem, pois essa é a democracia: opiniões divergentes que devem ser ouvidas, e a partir delas, buscar atingir um bem estar geral.

Isabella Martins Montoia - 1ºano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário