Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Nova sociologia

Max Weber em sua obra "A objetividade do conhecimento social na ciência social e ciência política" faz diversas criticas ao pensamento de Marx. Em suas definições, Weber declara-se contra o determinismo da ciência, e assim cria "categorias" - a ciência da realidade, uma critica ao mundo, e as ciências nomológicas, o domínio do mundo. 

Um dos objetos de estudo de Max Weber, a ação social, faz parte do conceito de sociologia definido por ele: A sociologia tem como função compreender o sentido da ação social; esta por sua vez é dividida em ação racional com relação a um objetivo, ação racional em relação a um valor, ação efetiva ou emocional, e ação tradicional.

Por meio da Ação Social de Weber, entendemos o porquê da critica ao pensamento marxista, para Weber o individuo deve ser o foco da ação, tirando a influência do Estado e da sociedade de consideração. O pensamento de Marx tira o indivíduo de pauta, analisando este apenas em classes e nas instituições sociais. 

O estudo social de Weber traz a sociologia um nova visão sobre a sociedade, antes, apenas estudada como um todo, sendo negado a liberdade individual, parte a ser estudada em ações de cada ser humano, as ações sociais levam a construção das normas e regras gerais.

Thalita Marques Monteiro - 1º ano direito noturno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário