Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O destaque para a realidade.

As ideias de Max Weber foram muito importantes para a sociologia, pois foi um autor que buscou colocar essa ciência voltada para a realidade. Weber se diferenciou de outros autores da sociologia, como Comte, Émile Durkhein e Karl Marx por seus escritos não pregarem um determinismo que pode ser notado nas ideias dos outros sociólogos.
Para Max Weber a analise da ação social dos indivíduos é muito importante. Através da correlação de várias ações sociais atingisse uma determinada realidade social. Weber enumera quatro tipos de ação social, mas fazendo um recorte, optarei por falar da ação social afetiva. A escolha desse tipo de ação social se dá pelo fato dela ser bastante evidente nas mais diversas sociedades e muito desenvolvida como tema das mais diversas literaturas. A ação social afetiva está relacionada por condutas ou ações movidas pelo sentimento.
Quantas vezes, desse modo, nos deparamos com reportagens, filmes, histórias, entre outros, que retratam sentimentos como ódio, amor, medo e traição ? Diariamente, seja através dos noticiários, seja através da dramaturgia vemos pessoas tirarem a vida de outras, por se sentirem traídas, ou movidas pela cobiça, pelo ódio, etc.
Outro aspecto importante da obra de Weber é o tema da objetividade. Para o sociólogo, diferentemente de outros grandes autores da sociologia que o antecederam (Conte e Durkhein), é impossível ser completamente neutro na analise de um determinado tema. Dessa maneira, apesar de Weber incentivar a busca pela objetividade, ele demonstra uma boa noção de analise da realidade, ao tratar a total impessoalidade como algo praticamente sem chance de se alcançar. 

Renan Batista de Carvalho
Direito 1º ano - Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário