Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O Estado Islâmico e a ação social

Max Weber é considerado um dos últimos grandes autores clássicos da sociologia, e também uma das matrizes do pensamento sociológico com métodos estruturados. O teórico acreditava que a principal função da sociologia era compreender os diversos aspectos da ação social, conceito que pode ser entendido como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor.

Com isso em mente, Weber classifica quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional. Tais tipos ideais moldam parâmetros de observação, como um “modelo” com características fixas, que convém somente como ponto de comparação entre o que é observado e sua obra teórica, e não a fim de construir tipologias fixas.

Porém, para o sociólogo Marx Weber, a compreensão dos indivíduos vai muito além dos referenciais particulares e deveria ser feita a partir da consideração dos referenciais de cada um, ou seja, a partir de suas ações sociais devem-se buscar as conexões de sentido do valor do próximo. O teórico também defende que o juízo de valor é o ponto de partida para ação social de cada indivíduo, visto que "ele pondera e escolhe, entre os possíveis valores em questão, aqueles que estão de acordo com sua própria consciência e sua cosmovisão pessoal”. 

Dessa forma, podemos analisar uma ação social relacionada a valores como quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. Ele norteia o sentido de sua ação de acordo com o que acredita ser correto, o que pode ser observado nas ações baseadas em crenças religiosas ou políticas. Assim sendo, ao trazer tal aspecto da teoria weberiana para a atualidade, é possível dizer que o engajamento de um indivíduo ao Estado Islâmico representa, segundo Weber, uma ação social com relação a um valor, já que está amplamente relacionada aos ideais político-religiosos que defendem os indivíduos que compartilham desses mesmos valores. 

Lígia Lopes Andrade
1° ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário