Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Individualidade: objeto de estudo da sociologia para a compreensão da sociedade

Max Weber busca em sua obra busca compreender o indivíduo e a partir dele a sociedade, ou seja, o foco da análise sociológica recai sobre o indivíduo. Este tem o poder de escolher em meio a tantas opções que lhe são dadas antes de executar uma ação e, por isso, é impossível prever o comportamento pessoal de cada um mesmo que esteja inserido em um grupo social, o indivíduo é dotado de personalidade e pode agir de modo diferente.
Destarte, para Weber, o cientista social deve analisar a ação individual de forma objetiva e para tanto deve despir-se de quaisquer juízos de valores, preferências políticas ou convicções ideológicas. O sociólogo é capaz de estudar e explicar tais ações, pode explicar a intenção do indivíduo, mas não estabelecer como indivíduo deve agir ou deve ser. A ciência não possui papel de julgar, em verdade, sua função é transformar ao contribuir com a transferência de conhecimento.
A sociologia weberiana distancia-se de Durkheim uma vez que para esse não há individualidade ou personalidade, pois o indivíduo é coibido pela coletividade a agir e fazer escolhas. Essa é a  teoria do “fato social” a qual, segundo Durkheim, impede a expressão da individualidade porque é uma força externa aos indivíduos que moldam seus comportamentos. Desse modo, para ele, seria possível prever o comportamento de cada pessoa baseado no grupo social em que esta está inserida.
Outra teoria da qual Weber discorda é o materialismo dialético de Marx, segundo a qual, o indivíduo age de acordo com a organição do modo de produção. Então, ao conhecer a economia de uma sociedade pode-se estabelecer o comportamento e determinar a ação de cada indivíduo. Porém, Weber critica que o mundo não se assenta apenas na dialética da luta de classes, na realidade, o mundo é estruturado por dialéticas distintas, não apenas sob a ótica econômica.  

Por fim, conclui-se que Weber não é determinista, nem a coletividade, nem o modo de produção econômico podem determinar a ação individual. Para explicar tais ações, o sociólogo deve deixar de lado seus valores e limitar-se a analisá-las, não prevê-las. 

Juliana Furlan de Carvalho - 1º Ano Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário