Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Permanentemente mutável

Um aspecto importante do filme "O ponto  de mutação", baseado no livro de  Fritjof Capra, como já afirma o próprio titulo, é a busca por algo novo, por romper com ideias velhas e com os paradigmas, como o newtoniano-cartesiano, que parte do pressuposto que para se conhecer as coisas é necessário fragmentá-las - a "mutação'. No filme, nota-se que este paradigma não é mais válido para se entender o mundo atual.

A obra cinematográfica narra a historia de  um poeta, um político e uma cientista  que relacionam assuntos como filosofia e política com o mundo atual e com a natureza a partir de seus diálogos. Os assuntos abordados trazem dúvidas, muitas sem respostas, sobre a vida e sobre a própria existência humana.

"O ponto de mutação" defende que o método de percepção de mundo mecanicista e fragmentado, baseada em paradigmas antigos, deve ser  revolucionado para a própria sobrevivência humana e para uma visão mais crítica da realidade a partir da conexão e da relação humana, em contraposição aos costumes materialistas e individualistas da sociedade de consumo.


Pode-se interpretar a obra como um alerta para os rumos que a sociedade atual está tomando em relação a busca pelo entendimento do mundo. Nela encontra-se diversas  metáforas e estímulos a quebra de paradigmas em função da sociedade permanentemente mutável em que vivemos, e pode ser vista como uma análise do pensamento multifacetado do mundo.

Alexandre Bastos
1º ano - Direito diurno
Introdução à Sociologia - O Ponto de mutação

Nenhum comentário:

Postar um comentário