Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A parte ou o todo



     O filme Mindwalk- O Ponto de Mutação baseado no livro de Fritjof Capra traz aos espectadores uma ferrenha crítica ao cartesianismo e à forma como o homem moderno enxerga o mundo ao seu redor. O enredo consiste em uma conversa de três pensadores com visões de mundo diferentes: uma física decepcionada com os rumos que seus projetos científicos tomaram, um político que perdeu as eleições para a presidência dos EUA e um poeta que, devido a problemas pessoais, deixou os Estados Unidos e se isolou em uma ilha francesa.
     É nesta ilha que se passa a discussão dos três sobre o mundo atual. Ao se depararem com um relógio antigo a física, Sonia, afirma que o mundo atual é visto sob uma concepção mecanicista iniciada por Descartes. Sob essa visão as pessoas particularizam as coisas e não buscam entender seu todo, deste modo concertam uma parte de cada vez e jamais resolvem completamente o problema,já que ao ajustar uma peça outra torna-se deficiente e o conjunto continua não sendo tão eficaz.
     Olhando pela perspectiva da cientista percebe-se que a visão cartesiana não abrange mais as necessidades do mundo contemporâneo em que as relações humanas passaram a ser muito dinâmicas e interrelacionadas, estudar as partes,pois, seria ineficaz  já que não resolveria de fato os problemas das sociedades atuais. Sob esse ponto de vista infere-se que há a necessidade de um novo modo de criar ciência e interpretar o mundo,que possa ser compatível com a realidade atual.
     Mas como seria tal método? Assistindo ao filme vê-se que,segundo Sonia,que representa a busca por esse novo método, o grande problema dos países subdesenvolvidos está no fato de terem que optar por pagarem suas dividas ou deixarem suas crianças morrerem de fome.Contudo tal problema não se limita ao país que têm divida externa e grande mortalidade infantil,mas também aos vários órgãos e países por trás dessa decisão,que fazem pressão para o pagamento da dívida. Percebe-se nesse momento que para ser solucionado o entrave não deveria ser visto só pelas partes -o país subdesenvolvido- mas sim pelo todo - todos os países e órgãos envolvidos na dificuldade. Nota-se então que o novo método que serviria de base para permear as questões atuais deveria ter como ponto de partida a idéia de uma perspectiva global,do mundo todo, e não particular.
     Entende-se então que o tal ‘ponto de mudança’ seria o momento em que ocorreria a transformação da forma cartesiana,mecanicista de observação do mundo para esta forma mais atual,capaz de se encaixar aos anseios da vida contemporânea a fim de resolver suas questões e melhorar as relações sociais numa perspectiva ampla,geral e não somente no particular.

                                     Bruna Krieck Farche-1º ano Direito -Diurno




















                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário