Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sincronicidade VS Mecanicismo


“Todos os problemas são partes de uma crise, uma crise de percepção.”
Sonia Hoffman, personagem do filme “Ponto de mutação”

  Durante o filme “Ponto de mutação”, o telespectador é posto em contato com uma oposição entre visão e perspectiva de uma determinada situação. Tal oposição se dá a partir do discurso de uma das personagens, quem traz à tona a ideia de potencialidade em oposição à realidade, ou seja, apenas a visão de um determinado fenômeno não confere necessariamente a apreensão total do mesmo, para tanto, é necessário que seja estimada a potencialidade daquele fato, suas conseqüências ao longo de uma cadeia de acontecimentos.
  Ao decorrer da história, é apresentado o conceito de mecanicismo, que baseia-se na teoria cartesiana da “árvore do saber” de conhecimento. Um exemplo do mecanicismo seria comparar o corpo humano com uma máquina, compartimentando-o a fim de entender melhor o funcionamento de suas partes. Logo, o mecanicismo é um sistema de análise dos fatos baseado na visão.
  Em oposição, sustentando a teoria da personagem Sonia, pode-se trazer o conceito de sincronicidade, cunhado por Carl Gustav Jung, quem diz que “o princípio da causalidade nos afirma que a conexão entre a causa e o efeito é uma conexão necessária. O princípio da sincronicidade nos afirma que os termos de uma coincidência significativa são ligados pela simultaneidade e pelo significado”. Ou seja, Jung endossa a importância de uma forma de análise dos fatos baseada na perspectiva.
  O ensino do Direito no Brasil, em sua generalização, pode ser considerado ainda um ensino de visão. Ao estudar separadamente o código de leis, sem embasamento teórico além da interpretação das mesmas, o discente não apreende aspectos fundamentais, não desconstrói preconceitos e rompe com o mecanicismo, não ganha a percepção real das causalidades e conseqüências, não apreende a sincronicidade dos fenômenos ao seu redor.
   Embora o sistema cartesiano seja importantíssimo para a consolidação do conhecimento e tenha sido a base da elaboração de uma doutrina que rege o racionalismo, com a nova ordem mundial, deve-se conceber o mundo como um local totalmente interligado, no qual todas as crises têm ligação (Fenômeno facilmente observado com a última crise econômica americana) e toda problematização deve ser analisada por meio de perspectivas, levando em conta a sincronicidade dos fenômenos. Dessa forma, o mundo poderá ser analisado em sua pluralidade e conflitos da humanidade poderão ser paulatinamente desconstruídos.

Mariana F. Figueiredo
1º ano de Direito (Diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário