Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

"O homem é uma ilha?"

O filme O Ponto De Mutação(The Turning Point –Mindwalk-)  é baseado no livro de mesmo nome de Fritjof Capra publicado em 1983. A obra narra a história do encontro de três pessoas, uma cientista ,um poeta e um polítco,que discutem temas interessantíssimos e altamente reflexivos em um castelo numa ilha francesa até serem impedidos de continuar o diálogo pela subida da maré. No meu ponto de vista, esse pequeno detalhe já possui um significado muito expressivo: remete-se ao tempo, à velocidade da vida, dos negócios, dos compromissos que, agem como a maré, e frustram momentos importantes para o homem, como o lazer, ou até mesmo uma atividade intelectual, como no filme; o que colabora para gerar indivíduos competitivos, sem senso crítico, estressados e doentes, mental e fisicamente.
Em outra passagem do filme, a cientista critica Descartes no que tange à sua visão mecanicista, segundo a qual a natureza deve ser analisada tendo como foco as partes a fim de formar o todo; o que pode ser comparado às engrenagens de um relógio. A cientista,sugere,então,que a natureza deve ser compreendida em sua totalidade, baseando nas relações complexas e interligadas de tudo o que a compõe. Na minha análise, considero que esse pensamento seria uma influência para o “desenvolvimento sustentável” em voga nos dias atuais. Acredito que se as pessoas tivessem a consciência de que fazem parte da natureza e que assim como  precisam dela, ela também precisa de nós, de forma que essa ligação é recíproca e vital, haveria  uma respeito maior ao meio ambiente e o aparente paradoxo entre desenvolvimento econômico e preocupação ecológica seria resolvido. No entanto, o mundo capitalista, pós-revolução industrial com sua visão individualista e egoísta, está longe de atingir tal postura infelizmente.Hoje,adota-se a visão baconiana de “saber é poder”,e isso resulta na dominação e posterior devastação dos recursos naturais.

Nesse ínterim,retomando a ideia de parte/todo, percebemos que na sociedade atual, as pessoas comportam-se como partes individualizadas e independentes das outras. Nesse contexto, há a pergunta crítica do filme “o homem é uma ilha?”. Lamentavelmente, no mundo globalizado atual o homem comporta-se como uma ilha,o que acirra as disputas e faz o altruísmo desaparecer.Em suma, se o homem perceber de que “não evoluímos no planeta,mas com o planeta”, como propõe o filme, a consciência ecológica se consolidaria e homem passaria,enfim,a viver em maior harmonia com seu semelhantes e com o meio ambiente.No entanto,a pergunta que se faz é a seguinte:quando o homem atingirá esse ponto de mutação?

Direito Noturno-Victória Afonso Pastori
Primeiro ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário