Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Adiar até quando?

Revolucionário em sua época, Descartes desconstruiu a visão medieval comandada pela Igreja e seu método foi de grande valia para grandes descobertas científicas posteriores, tais como as leis de Newton, base da física mecânica. No entanto, o passar do tempo pôs em dúvida a validade de um modelo tão mecanicista: hoje, estamos rodeados de máquinas. A ânsia por investigar e explorar a natureza tão em voga no período renascentista, trouxe a atualidade uma gama de problemas.
No filme “Tempos Modernos” eternizado por Charles Chaplin o pensamento mecanicista é duramente criticado. O homem passa a ser uma própria máquina, moldada para realizar a mesma função o dia todo. Nesse momento, o pensamento cartesiano havia chegado ao limite: era necessário mudança. Isso é criticado ao longo do filme “Ponto de Mutação” no diálogo entre três personagens, cada um representando uma classe: a política, a arte e a ciência. A discussão revela os problemas de um mundo doente e a necessidade de mudar a visão mundana considerando suas conexões.
Analogamente, temos universo linguístico como sendo o mundo. Para que haja harmonia textual, sabe-se que é necessário usar os conectivos de maneira correta a fim de ligar as frases e dar significado ao texto. Da mesma forma ocorre com a natureza, já que ela compreende uma série de conexões interdependentes, sendo estas essenciais para compreensão do todo. O que seria do relógio sem as engrenagens? O que seria da palavra “casa” sozinha?
Por isso, os personagens do Filme “Ponto de Mutação” pretendem buscar uma solução. O que se percebe é que há a necessidade de compreender o planeta como um todo de relações, isto é, ao realizar uma determinada ação, há consequências. Estas podem não ser imediatas, mas devem ser consideradas. Há então, uma ausência de preocupação em prevenir. Tal situação é confirmada hoje, exemplificado pelo descaso com a água - um dos bens mais preciosos existentes – não tratada com seu devido valor, visto que os indivíduos apenas remediam, a fim de adiar ou atenuar a questão e não solucioná-la. Assim, as diferentes percepções dadas aos personagens do longa enriquecem a discussão e desmitificam vários conceitos, além de ajudarem na superação do método cartesiano, trazendo soluções intrigantes e ambiciosas.

Leonardo Borges Ferreira - 1°ano Direito Noturno
Sobre o filme "Ponto de Mutação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário