Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tudo remonta a Descartes e Bacon

          No filme Ponto de Mutação, um poeta, um político e uma cientista encontram-se em uma ilha e terminam por discutir questões da vida e da sociedade. Esta afirma que os problemas atuais se devem a visão de mundo mecânica apresentada inicialmente por René Descartes, segundo ela a sociedade procura sempre fazer reparos pontuais ao invés de fazer mudanças no processo para que não seja necessário "substituir as peças do relógio", exemplo que ela utiliza no filme. 
           A cientista ainda afirma que Francis Bacon condenou mulheres no reinado de Jaime I por praticarem magia, ou simplesmente, por agirem peculiarmente. Segundo ela Bacon seria a favor da tortura e as crueldades da humanidade remontavam a ele e a Descartes, e torturar o planeta foi tudo que a humanidade fez. A esse argumento, o político rebate, para ele a violência e a exploração independem da percepção humana e são muito anteriores a estes filósofos. 
             A discussão dos personagens é extremamente relevante na atualidade pois problematiza a sociedade e sua maneira de pensar, além dos meios pelos quais a humanidade chegou ao estado atual e a degeneração que provocou ao planeta. Ponto de Mutação induz a reflexão sobre o mundo e sobre o futuro da humanidade. 

Ana Flávia Rocha Ribeiro - 1º ano Direito Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário