Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Metamorfose do juízo

    A ciência analítica proposta por Descartes e Francis Bacon nada ajuda hoje em dia e subverte nossa visão de mundo,provocando problemas sociais, individualismo e falta de solidariedade.Essa é a proposta do filme "Um ponto de mutação" ,de Bernt Capra,baseado no livro de Fritjof Capra.Assunto em voga na sociedade atual,teoriza acerca dos cernes da ciência atual e das questões relativas a sociedade moderna capitalista urbanizada.
   Precipuamente,uma das questões principais consiste no conhecimento humano,o qual,de acordo com os três personagens do filme,está muito diferente das ideias propostas do Descartes e Newton.Se, por um lado, positivamente, eles acabaram com as amarras do pensamento teológico,por outro vários eventos de elevada importância já ocorreram,o que mostra que tal teoria não se enquadra mais no presente momento.
    Nesse aspecto, o que a cientista ,o dramaturgo e um candidato a presidência não-eleito admitem é uma sociedade interligada,onde todas as partes se influenciam mutuamente para formar o todo.Dessa maneira,instiga o ser humano a observar sua própria conduta, qual seria a sua contribuição?Seria esta um ente benigno?Ou maligno?.São tais questionamentos e reflexões que nos perseguem até os dias atuais.
    Dentro desse contexto,o que fica evidente é o egoísmo do ser humano,o qual dentro da lógica capitalista urbana,age somente pensando a si próprio e desconsiderando,muitas vezes,a sobrevivência de seu semelhante.Como é visto e vivenciado por todos inúmeros exemplos de tais conjunturas: mendigos jogados nas ruas passando fome e frio,crianças abandonadas,favelas que se expandem...
    É dessa forma que fica clara a crise social em que vivemos.onde o egoísmo se estampa na cara de cada um e a solidariedade atinge índices insignificantes.Assim,resta-nos primeiro ponderação e ,depois ,mudança,uma vez que até qual ponto a lógica baseada na razão,adquiria pelo sistemas filosóficos já ultrapassados,nos controlará? Nos tornaremos mais mecanicistas do que já somos? Isto seria possível? A solidariedade,fraternidade e igualdade seriam valores esquecidos? .São questionamentos que poderão se tornar realidade um futuro bem próximo casa nada seja alterado.



                                                      Maria Izabel Afonso Pastori.
                                                                           Direito-Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário