Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Ordem e Progresso

          O positivismo de Augusto Comte, ainda presente em nossa sociedade e em nossas ciências após dois séculos de sua criação, nos diz que só há progresso em meio à ordem e que é o positivismo que garantirá ambos. Para isso, Comte começa explicando que existem três estados do desenvolvimento do pensamento humano e que todas as ciências vão passar por eles: o estado teológico (onde tudo é explicado através de forcas divinas), o estado metafisico (onde forcas sem forma ou face são a causa de todos os fenômenos) e o estado positivo (onde tudo é explicado através de leis gerais).
            Entretanto, o positivismo foi utilizado como justificativa para a “supremacia europeia” ao defender que todas as sociedades devem alcançar o mesmo nível de evolução e que algumas, por serem mais evoluídas, devem levar o progresso àquelas menos desenvolvidas.

            Hoje, o positivismo esta fortemente presente no Direito brasileiro, já que nossas leis são escritas, gerais, e logo, positivadas. A herança do positivismo não deve ser vista com maus olhos e sua importância é inegável, porem, atualmente é necessária uma visão que agregue mais do que apenas a lei escrita para se ter um Direito eficiente em nosso país, uma vez que nossa sociedade não é simples e portanto não pode  submetida às regras gerais do estado positivo.

Felipe Reolon - Turma XXXI Direito - Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário