Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Ordem e Progresso

   Um dos assuntos mais importantes de que poderíamos tratar é a filosofia positivista: esta se encontra enraizada na sociedade brasileira, com seu lema estampado em nossa bandeira.  É de tal filosofia que vem a idéia de progresso acima de tudo, sendo necessária para o progresso a ordem.
   Na visão de Comte, fundador de tal filosofia, o conhecimento passa por três estágios, o teológico, metafísico e positivista; assim como a humanidade enfrentou esse processo em seu desenvolvimento, cada homem também o fez, vivendo o estado teológico na infância, o metafísico na adolescência e o positivista apenas na fase adulta. O estado positivista não buscaria mais as causas das coisas, como a da existência, por exemplo, pois assumiria que tais respostas estão além do Homem.
   Não obstante, o objetivo da filosofia seria prever fenômenos através de leis gerais. Não se buscam causas apenas efeitos. Isso nos mostra o desastre que pode ser a filosofia positivista aplicada à realidade social: fornecer aos pobres Bolsa Família não é suficiente, é necessário que se combata a causa de tal pobreza, que se combata as escolas precárias e desumanas a que submetemos os filhos das classes mais baixas.
  Destarte, tornamos explícitos os pontos positivos e negativos da condução de nosso país através de tal filosofia: ela nos conduz ao progresso científico como método impressionante que é, porém também pode ser um entrave ao desenvolvimento humano se aplicada de forma inexorável nas ciências sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário