Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

A Sociedade como o Sistema Solar Newtoniano

O Positivismo surge em meio a um período de efervescência social, política e econômica. No contexto do início da sociedade industrial, mudanças como a mecanização do campo, migração dos trabalhadores do campo para a cidade, perda do valor das habilidades dos artesãos e manufatureiros e onde o mercado passa a regular as relações sociais, a corrente filosófica elaborada por Augusto Comte ganha forças por propor algo que a filosofia já existente não conseguia mais explicar. O ênfase da filosofia positivista é compreender essas mudanças que se fazem presente na sociedade europeia, buscando entendê-la e interpretá-la para que assim se possa nela intervir.
O positivismo acredita que todas as formas de conhecimento passam por três estados: teológico, metafísico e positivo. No primeiro, os fenômenos se explicariam por agentes sobrenaturais. No segundo, por forças abstratas. E no terceiro, já se conhece as causas íntimas dos fenômenos, ou seja, o positivismo seria a forma mais avançada pois é quando os homens, através da ciência, são capazes de compreender o mundo.
Existem diversas esferas do conhecimento: astronômica, física, química, fisiológica e social. A física social seria a última ciência por lidar com o objeto mais complexo: a sociedade. Mais complexa pela dificuldade em se chegar à uma conclusão apurada, já que o observador é também o objeto observado. Segundo a teoria positivista, não se deve buscar as causas dos fenômenos pois o observador sempre se perderia nas conjecturas insolúveis, mas sim tentar entender as leis que os regem. Comte também incentiva a apreensão do imediato, segundo ele não há necessidade de estudar várias vezes o mesmo objeto quando já se chegou a uma conclusão pois os resultados não variam, visto que a realidade não é relativa. Além disso a perspectiva imediatista se deve pois é necessário responder às causas que levam à leis invariáveis que regem os fenômenos.
Um dos aspectos da teoria é acreditar que todo ser vivo pode ser estudado de duas óticas fundamentais: a estática e a orgânica. Os objetos estáticos seriam as condições orgânicas do qual depende-se para sobreviver (Estado, direito, leis), essas ajudam na manutenção da ordem, estando presentes em toda a sociedade. Só com esses elementos estáticos a sociedade se encontra a caminho do progresso, que seria representado pela ótica orgânica, que seria quando o homem, já em estado avançado de progresso, estaria apto a agir. 
Comte se refere ao sistema solar Newtoniano como a melhor representação da sociedade: representa-se as instituições e os indivíduos exercendo suas devidas funções. Nota-se com isso que a mentalidade social ainda é positivista, visto que há grande espanto na sociedade quando as pessoas deixam de cumprir suas funções sociais, pois elas estão fora da ordem natural. Em meio a uma revolução ou com indivíduos homossexuais muitos se sentem desconfortáveis por ainda permear um ideal positivista. Embora essa ideia extremista, Comte ainda acredita que se há um problema na sociedade esse não deve ser eliminado, basta restituir as instituições. Se o indivíduo excluído tiver acesso à educação, saúde, etc ele entenderá seu papel na universalidade social, ou seja, o Estado tem o papel de regulador, por isso nota-se que países fundados na teoria positivista apresentam governo forte. O Brasil, como país aderente da teoria positivista, apresenta diversas características da tal, estando o maior símbolo presente nos escritos da bandeira do país. A reforma educacional proposta pela teoria também é notável na sociedade brasileira pela grande presença de escolas técnicas, já que aquela difunde a ideia de ação e não apenas aprendizado teórico.
Assim, embora o positivismo possa ser entendido como uma teoria extremista, diversas de suas interpretações se baseiam apenas no conteúdo em relação às funções fixas dos indivíduos. Porém, deve ser levado em conta o todo, que não defende apenas isso, mas também a reforma educacional e das instituições como solução para os problemas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário