Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Comte: positivista

            Comte, em Curso de Filosofia Positiva, tem como objetivo apresentar a filosofia positivista como a ideal para a humanidade.  Durante o curso, ele afirma que acredita ter descoberto uma lei fundamental, a qual se vale na concepção que o nosso conhecimento passa por três estados ordenadamente, que cabem sua aplicação na história dos homens e na dos indivíduos. Primeiro é o estado teológico, segundo estado metafísico, o de transição, e terceiro estado positivo, o definitivo.
             No estado teológico, a atuação de algo sobrenatural é a explicação para os fenômenos. No estado metafísico, o algo sobrenatural passa a ser abstrato. E no estado positivo, não se preocupando com a origem das coisas, procura-se encontrar leis usando a racionalidade e a observação.

             Para Comte, a filosofia positivista possui como característica subordinar os fenômenos a leis estáveis. No entanto, ela possui falhas com relação aos fenômenos sociais e para que não se use o estado teológico e metafísico é preciso mudar isso. Assim, se mostrou necessária a instituição da física social. E também da elaboração de sínteses do conhecimento das leis dos fenômenos que influem diretamente aos fatos sociais tendo, dessa forma, as ideias ramificadas enlaçadas.

Camila da Silva Teixeira, 1º Ano. Direito Matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário