Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Diferenças, conservadorismo e rigidez

            Quando pensamos na diferença de classes sociais, não imaginamos que houve algum ramo da ciência sociológica que em sua teoria quis manter essa hierarquia. O positivismo queria manter tudo como era, sem mudanças, era conservador. Por exemplo: um catador de papelão não tem que querer mudar de vida, pois se ele conseguir um emprego melhor, não teria mais quem fizesse seu trabalho. A organização e a ordem eram a base da teoria de Comte, sendo o escrito da bandeira brasileira influenciada por suas ideias.
           A educação teria que ser modificada, pois a religião e a filosofia tradicional eram muito mais valorizadas do que a ciência, a razão e a experimentação.
           Ainda hoje o positivismo está na nossa sociedade, por exemplo, como o direito brasileiro, que é positivado, ou seja, está organizado em normas, escrito para se seguir, mas algumas coisas estão mudando, pois agora se admite a interpretação das normas, pontos de vista distintos com relação a uma mesma norma, diminuindo a rigidez dos códigos e a influência do positivismo na sociedade.

Amanda Rolim Arruda - 1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário