Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Princípio, base e objetivo.

          Augusto Comte foi um importante filósofo francês nascido no final do século XVIII. Considerado por muitos o pai da sociologia, foi o criador da corrente de pensamento chamada Positivismo, que teve surgimento com o desenvolvimento sociológico do Iluminismo e do nascimento de uma sociedade industrial.
       A filosofia comteana propõe à existência social valores completamente humanos, afastando-se radicalmente da teologia e da metafísica, consideradas por ela como formas sociais menos evoluídas. Tendo por método dois critérios, o histórico e o sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, teriam atingido a positividade, a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Comte usaria da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para obtenção de dados reais.
       Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso  de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo

      As idéias do positivismo inspiraram até a inscrição da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", inspirada no lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas ideias inspiraram o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889.

José Augusto Melo - Direito -1° ano - noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário