Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Positivismo social


Augusto Comte foi o pai do Positivismo, filosofia que tinha como objetivo a ordem e o progresso e o método científico como seu alicerce. Acreditava que através dessa filosofia seria possível organizar os indivíduos e a sociedade a partir das ciências naturais, tentando dessa forma sistematizar a sociologia.
O Positivismo, que exerceu grande influência no Brasil, é dividido em evoluções do conhecimento, as quais consistem em teológico, metafísico e positivo. A primeira diz respeito ao ponto de partida do conhecimento, aquele que é de certa forma intrínseco ao ser humano e explicado por forças sobrenaturais; a segunda é a transição entre as duas divisões, substituindo as forças sobrenaturais por abstratas; a terceira corresponde à evolução racional, transformando essas forças abstratas em leis naturais concretas e com total entendimento pelo homem, tornando-o capaz, portanto, de modificar e dominar a natureza.
Comte previa também que a formulação dessas leis facilitaria, além do domínio da natureza, a construção social. Afirmava que a análise científica na sociologia constitui o núcleo da sociedade, permitindo, portanto, a organização social e política, constituindo uma sociedade plena e evoluída dos conflitos presentes no contexto histórico em que viveu.


Amanda Segato e Ciscato - 1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário