Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

O Saber em Três Fases

    Augusto Comte, francês, viveu e desenvolveu seu conhecimento no Século XIX, período em que surge a conhecida linha filosófica do Positivismo. Com o título de "Pai" de tal forma de compreensão das ciências, afirmou existirem três estados de visão do homem, três degraus que deveriam ser atingidos na mesma medida em que o homem evolui, de criança à idade madura.
    A primeira e mais simples perspectiva de conhecimento seria a Teológica, não coincidentemente associada à ideia da crença no Divino, o sobrenatural, ao qual todos os fenômenos seriam atribuídos sem preocupação com justificativas trabalhadas. Não haveria necessidade de comprovação pois, bem como as crianças, os que estivessem nesse estágio partiriam da observação e associação, não da pesquisa, e isso era necessário para que os próximos degraus fossem alcançados pelos mesmos.
    A segunda forma é puramente transitória, sem grandes marcas de mudança se comparada à Teológica. O estado Metafísico pode apresentar, como diferenciação, a unificação de várias forças sobrenaturais em uma só, ou seja, a atribuição de tais fenômenos a uma coisa só, e representa o início da idade de questionamentos da vida humana.
    Como terceiro e mais avançado estágio, temos o Positivo, aquele que representa o mais alto grau de maturidade do homem, em que não basta a imaginação, mas a observação do concreto; em que deixam de importar os porquês, valendo a lógica que o saber sobre um fato gera para previsão dos eventos seguintes. Para esse degrau existem 4 fenômenos de estudo: Astronômicos, Físicos, Químicos e Fisiológicos, mas o verdadeiro e completo sistema de conhecimentos apenas se daria quando houvesse a passagem dos fenômenos Sociais de Teológicos ou Metafísicos ao Positivismo.
    Atualmente, encontra-se a visão positiva na Política, na Economia e, de forma significativa, no Direito. Comte baseou-se na perspectiva determinista, na hierarquia e subordinações, sendo um dos representantes desse conjunto os militares que tiveram intensa participação na Proclamação da República do Brasil, com o lema: Ordem e Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário