Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

A ciência positiva na sociedade

      Auguste Comte foi um filósofo francês e fundador do positivismo. Nascido em meio a revoluções, se empenhou em criar uma filosofia que acabasse com a instabilidade existente até então e que pudesse reorganizar a sociedade moderna. Considerava o positivismo como último estágio para o progresso da humanidade, sucedendo o teológico (primeiro estágio) e o metafísico (segundo estágio). Seu objetivo era criar uma física social que detivesse uma visão acerca dos fatos assim como as outras ciências. Nesse sentido, é possível assinalar a divergência entre o Direito Canônico e a Filosofia Positivista, já que o primeiro não se baseia em fatos concretos, mas sim em valores teológicos.

        Seu método se baseava na sistematização, o que foi muito aplicável para a organização das informações, porém não para os fenômenos sociais de uma maneira geral, devido à complexidade das relações humanas. Para Comte, manifestações e revoluções eram consideradas patologias sociais, pois estavam fora da ordem, ou seja, fora daquilo que era previsto. 

         Diante de tal conservadorismo, suas ideias influenciaram muito a própria elite brasileira do século XIX e XX. Tal influência pode ser notada no lema "ordem e progresso" escrito na bandeira do Brasil e nos movimentos tenentistas ocorridos no início do século passado.






Marilana Lopes dos Santos    1º Ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário