Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Degraus do progresso

               Ordem e progresso: a síntese do positivismo estampada na bandeira brasileira. Mas séculos passados desde a criação da corrente filosófica de Comte o acontecimento de muitos episódios levaram ao fortalecimento das críticas ao positivismo. As ideias pautadas na superação do misticismo e da metafísica surgem como forma de fortalecer o conhecimento científico que lançava suas raízes na sociedade do século XVIII.
                Mas agora, em pleno século XXI, a ideia de cada indivíduo ter seu lugar e sua tarefa que possibilitam a caminhada da humanidade parece estar superada. Aos poucos as pessoas parecem questionar mais e mais a ideia de que a ordem garantida por um Estado forte garante o progresso.
                Para Comte, o positivismo seria o último degrau da construção do conhecimento. Parece que aos poucos, com as transformações sofridas pela própria sociedade a escada rumo ao conhecimento também se transforma. Em certos momentos, parece que quebrar a ordem através de revoluções e manifestações parece o único caminho rumo ao progresso, em outras, parece que a falta dessa ordem é o que afasta as pessoas desse mesmo progresso. A questão latente é: o que precisamos agora, ordem ou desordem?

Ana Luiza Pastorelli e Pacífico - 1º ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário