Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Reflexos positivistas

    Comte propôs uma filosofia que deu o nome de positivismo, por acreditar que o conhecimento humano não estivesse em seu ápice, este alcançado apenas através de sua filosofia. O positivismo surgiria para consolidar a sociedade que vivia em transformações, visto que a burguesia começava a ganhar poder.  Acreditava ser uma teoria tão perfeita que era digna de se tornar uma religião
    Essa filosofia tinha como a ciência como seu único método válido, diferente das eras teológica e metafísica, em que tudo se explicava pela religião e pela filosofia respectivamente, sendo a era positiva o futuro, na qual tudo seria explicado através da ciência e então se instalaria no governo uma ditadura republicana comanda por cientistas e por leis científicas. Muitas ciências ainda não estariam no ultimo estado da evolução (positivo), essa evoluiriam naturalmente conforme o decorrer histórico, como sempre aconteceu.
    Comte foi um dos primeiros a separar uma ciência para analisar a sociedade, sendo um dos pais da sociologia. Os estudos tinham como prioridade o desenvolvimento da humanidade, e seria a última das ciências, englobando todo o conhecimento já adquirido de toda a população. Dividiu essa em duas partes: estática e dinâmica, a primeira tratava das condições básicas, enquanto a segunda das condições para a evolução da sociedade.
    O positivismo se enraizou na sociedade de tal forma que o lema da bandeira brasileira é "ordem e progresso", na concepção de Comte só haveria progresso se houvesse a ordem fosse mantida, com cada indivíduo fazendo somente aquilo que lhe era destinado. Assim a sociedade era dividida de forma quase estamental, pois seria pouca a mobilidade social, não se poderia sair da última camada e ascender na primeira. O progresso feito seria somente pela elite, que através dessa teoria poderia continuar no poder, enquanto as demais classes eram mantidas na inferioridade. Uma consequência dessa filosofia foi a transformação do Direito em algo mecânico, que só se cumpre a lei como é estabelecido.
       
Gabriella Akemi Kimura-1° ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário