Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

Tentáculos na ciência e na sociedade

     Assim como Francis Bacon e Descartes, o filósofo francês Francis Bacon propôs uma maneira de fazer ciência que assegurava ser o único modo de se chegar à verdade. O Positivismo, doutrina idealizada e construída por Comte, era o método que permitiria a humanidade adquirir verdadeiro conhecimento científico acerca de todas as coisas. A diferença é que Comte foi além em suas ideias, associando o seu positivismo com a reestruturação de toda a sociedade.

     O Positivismo objetiva buscar as leis universais que regem todos os fenômenos da natureza, não se preocupando em fazer conjecturas sobre as causas de tais fenômenos, pois isso faria com que a ciência se distanciasse da verdade. Nesses fenômenos incluem-se os da vida social, estes sendo os mais complexos de serem estudados, segundo Comte. A sociologia é, como diz o filósofo, “o fim essencial de toda a filosofia positiva”, é, portanto, a ciência mais completa, a que abriga os conhecimentos de todas as outras ciências, conhecimentos estes necessários para o processo de construção da sociologia.

      A influência do positivismo é enorme em vários campos da ciência, como na História e no Direito, porém a presença do positivismo não se esgota na academia, pois suas considerações acerca da sociedade também exerceram grande influência no pensamento humano. Muito importante na filosofia positiva de Comte eram os dois aspectos gerais vistos na sociedade: a estática social e a dinâmica social. A estática seria composta pelas instituições e condições presentes e que deveriam ser conservadas dentro da sociedade. A dinâmica seria subordinada à estática e atuaria no progresso e desenvolvimento das sociedades humanas. A estática, portanto, seria a base que permitiria o desenvolvimento da humanidade, daí uma ideia de manutenção do status quo que é bastante criticada atualmente pelos que acreditam que para haver progresso é necessário exatamente o contrário, ou seja, uma mudança do status quo.

    Na atualidade, o positivismo pode encontrar controvérsias e contestações muito pertinentes, porém há de se reconhecer a importância da “filosofia positiva” para as ciências em geral e para a sociedade. Tanto é assim que boa parte dos estudos feitos ainda hoje nas escolas e mesmo nos cursos de graduação de muitas universidades tem um caráter extremamente positivista. Já para observar o influencia que o positivismo deixou para nossa sociedade, basta olhar nossa bandeira, com seus dizeres “ordem e progresso”, que representam claramente a ideia de estática e dinâmica positivistas.

Lucas Mota Plaza - 1 ano - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário