Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

A ciência positiva e o "progresso"

Será que Augusto Comte estava certo? Realmente, se compararmos o progresso de uma sociedade, estamos comparando o progresso em uma visão "positiva" dela. Levamos em consideração os avanços em ciências sociais, na metafísica por exemplo? Não. O que é levado em conta é a mudança concreta, alterações na medicina, na química, na engenharia, etc.
Comte acaba não dando importância em ideias metafísicas, e quer ir atrás da lei que rege tal fenômeno, não a causa dele. Porém, em minha opinião, as ciências evoluem em conjunto, como se fosse uma ciência "una", a ciência "metafísica" também anda junto com a ciência "positiva", e não deve ser "deixada de lado". Poderiamos usar como exemplo os Direitos Humanos, que ao longo do tempo realmente sofreu ótimas mudanças e ampliações, tornando-se cada vez mais complexos.
Talvez em uma análise mais rasa, o positivismo efetivamente seria o que leva determinada sociedade ao progresso e à ordem, porém seria só a ciência positivada sem outros fatores? Na minha opinião, cabe à nós refletirmos sobre essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário