Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

"O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim"


            Auguste Comte, fortemente influenciado pelo conturbado contexto histórico europeu, durante o final do século XVIII e o início do XIX, repleto de revoluções, tais como a Francesa e a Industrial, acabou por criar a Filosofia Positivista.
            Essa nova doutrina filosófica deixa de se preocupar com as causas dos fenômenos, passando a buscar leis gerais que os regem, para tanto utiliza-se da observação e do método científico e seu descritivismo.
Comte acreditava na existência de três estágios, sendo o primeiro o Teológico, no qual prevaleceria a crença no sobrenatural, nas divindades, seguido pelo Metafísico, que seria um estado de transição, em que a natureza passaria a ser a entidade geral, e por fim, o Positivo, que seria o auge, caracterizado pela ciência e plenitude intelectual. Esses estados caracterizariam não apenas o desenvolvimento da sociedade, mas também o do próprio indivíduo, relacionando a infância ao estado Teológico, a juventude ao Metafísico e a maturidade ao Positivo.
Para alcançar tal estágio de perfeição, segundo o filósofo, a ordem seria indispensável, assim se faria necessária a imposição da disciplina, da obediência e da hierarquia, portanto, revoluções e mudanças bruscas, seriam completamente condenáveis.
O Positivismo de Comte teve grande importância, defendendo que o “objetivo existencial mais nobre é dedicar a vida às outras pessoas” e consequentemente, pregando a solidariedade e a coletividade; influenciando de forma bastante evidente o Brasil, desde a proclamação da República, com o lema “Ordem e Progresso” presente em nossa bandeira, até os dias atuais, tendo ainda inúmeros adeptos.
Porém, o que pode ser observado atualmente é que são as mudanças, as manifestações e as revoluções que transformam e melhoram a realidade, fazendo com que o progresso realmente ocorra. Assim, ao mesmo tempo que a Filosofia Positivista têm aspectos louváveis, é passível de inúmeras críticas, não sendo capaz de abranger a sociedade atual em sua totalidade.

Vitória Vieira Guidi - 1º ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário