Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de abril de 2014

O dinamismo estático do Positivismo.

August Comte foi um dos grandes filósofos contemporâneos que revolucionou o estudo dos fenômenos sociais, com a criação da Filosofia Positivista, que também influenciou outras formas de conhecimento. A filosofia positivista pregava  a ciência como o único conhecimento possível , sendo seu método o único valido para a obtenção do conhecimento verdadeiro. Além disso, o método da ciência recorria integralmente a descrição, com a finalidade de delinear os eventos e apresentar as analogias existentes entre os fatos e as leis. O positivismo exerceu grande influência nos pensadores do século XIX, que desgostosos com a sociedade que estava em desacordo e o ensino da época passaram a almejar reorganizar a sociedade moderna, além de reformar o ensino, tornando o conhecimento algo uno, ou seja, uma combinação de todas as ciências.
Para Comte, existem três estágios da construção do conhecimento, o estágio teológico, o metafisico, e o positivo. O primeiro estágio apresenta como solução de todos os fenômenos a intervenção de um ser sobrenatural, além de focar os estudos na natureza íntima dos seres, ou seja, o princípio e o fim de todos os fenômenos. O segundo apresenta apenas algumas diferenças frente ao estágio anterior, que se encontra principalmente na substituição dos seres sobrenaturais por forças abstratas. Por fim, o terceiro estágio representa o ápice do conhecimento, onde renunciamos ao estudo da natureza íntima dos seres, e centralizamos nosso raciocínio e observação no estudo das leis efetivas dos fenômenos.
August Comte ressalta que esses estágios são necessários para fortalecer e amadurecer as formas do ser humano observar o mundo, no intuito de tornar cada vez melhor as explicações a cerca do mundo.
Para Comte, dentre todas as ciências, a que superior era a sociologia, ou como ele afirmava Física Social, onde se encontravam todos os conhecimentos humanos, sem a existência de misticismos metafísicos e teológicos.
Para a compreensão da sociedade era necessário entender os fundamentos da sociedade, a lei estática e a lei dinâmica. A primeira resume-se às condições orgânicas de que dependem determinadas funções, enquanto a segunda se trata do movimento necessário ao desenvolvimento humano. Além disso, o filósofo afirma que a sociedade possui uma condição orgânica de existência, ou seja, a sociedade deve funcionar como um organismo, onde cada órgão realiza suas funções, mantendo certa ordem para a existência do progresso. Ou seja, para manter a ordem e levar ao progresso cada indivíduo deve continuar ocupando e exercendo seu papel social.Caso isso não ocorra, a sociedade terá seu progresso posto em risco.Além disso,  indivíduo somente possui valor quando está imerso na coletividade.Um exemplo da sociedade proposta por Comte é a sociedade das formigas, onde unidas conseguem realizar fatos, onde individualmente não conseguiriam, além de que se alguma formiga não executa sua função, todo o trabalho da colônia é colocado em risco.

Segundo Comte, uma sociedade somente consegue atingir o progresso quando está baseada na ordem, que seria estabelecida através de um Estado forte, que garante a exclusividade de suas vontades. A filosofia positivista foi adotada por diversos grupos e Estados, entre eles os militares brasileiros, influenciados por Benjamim Constant, que levaram os lemas de August Comte para o Estado Brasileiro.

Gustavo A. Rodrigues-1º Ano Direito Matutino-Turma XXX

Nenhum comentário:

Postar um comentário