Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de setembro de 2013

Valores

    Weber trata as ciências humanas como uma ciência empírica que está a disposição para ser usada como algo que pode auxiliar no modo como deve ser feito. Considerando assim, a sociologia como uma ciência empírica por lidar com os fenômenos: estudo das ações sociais dos indivíduos e compreender a ação social dos indivíduos, levando em consideração os valores, que são baseados na vivência das pessoas.
     A sociologia comprrensiva procura compreender a situação e não prescrever atos a serem seguidos, tal método procura afastar-se das ideologias, sem neutralidade, procurando ter uma compreensão refina sobre o assunto. Separando a ciência e política para que a ciência analise de forma rigorosa informando melhor a política.
    Ao contrário de Marx, que acredita que o materialismo é o ponto que culminou o seu pensamento, para Weber, o materialismo histórico é o ponto de partida das análises, mas não o fim, tentar compreender os valores que tais indivíduos valorizam.
    Para Weber, a ação social pode ser classificada como: ação racional com relação a um objeto, ação racional com relação a um valor, ação afetiva e ação tradicional.
    Portanto, para Weber, a ferramenta metodológica para a análise abarca o objetivamente possível, atuando como forma de organizar o caos e a complexidade do real.

            Dalisa Aniceto - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário