Ler a obra de Weber é uma experiência de tamanho
enriquecimento que que o primeiro ponto a chamar atenção é o conteúdo, mas sim a obra em si.
A obra de Weber se apresenta com um discurso aparentemente
complexo, detalhado, denso, repleto de abstrações e teorias. Quando na realidade, o conteúdo que está por
versar é de essencialmente simples, prático, objetivo ( palavra que sendo usada para designar a obra de Weber parece até pleonasmo ).
Em contraposição, não lendo a obra de Weber diretamente, mas entrando em contato com suas ideias por meio de outrem, nota-se que seus conceitos elaborados costumeiramente se vestem de tamanha simplicidade que perdem a essência do conteúdo, distorcendo-o a ponto de desfigurar-se
das ideias reais.Passado essa reflexão, nota-se que a obra lida de Weber perpassa por um grande tripé conceitual : a ideia de objetividade ( recusa da ciência social como ciência nomológica ); o conceito de tipo ideal; e a busca por entender as ações sociais dos indivíduos (incluindo aqui a ideia de imparcialidade científica ).
Como o objetivo do presente texto não é uma descrição do texto lido, mas uma reflexão a cerca do mesmo, não cabe conceituar cada ideia mencionada.. Mas sim dizer que, particularmente, fica notável no excerto como Weber, fazendo por merecer toda sua admiração e respeito, desenvolve um sistema, um método científico de estudo demasiadamente próprio.
Suas ideias menos se assemelham do que se diferenciam das outras já vistas no curso. Sustentado pelo tripé supramencionado, Weber dá vida a uma visão sociológica que valoriza e objetiva compreender a ação social do indivíduo, especialmente pelos valores subjetivos que o levam a compreender o mundo e dar determinadas significâncias para os acontecimentos mundanos.
Lucas Carboni Palhares - Direito 1o ano diurno
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