Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Em sua obra, Weber procura a melhora fundamentação do conceito de 'espírito capitalista', tratando da reforma protestante e sua influência na formação deste.

O capitalismo, enquanto ideal, não tem a intenção de simplesmente obter lucro, ele visa a formação racional de todo o sistema econômico, para possibilitar o controle do mundo pelos homens e não o contrário.

Questões religiosas sobre vida após a morte e o espiritualismo são postas de lado, e nesse sentido o Calvinismo influencia na formação histórica do capitalismo; com a reforma protestante, os calvinistas se afastaram do conceito cristão que condenava o lucro e o luxo, e passaram a defender o ideal de que o lucro, obtido através do trabalho é uma virtude, assim como a riqueza., formando a racionalização do capital.

Ou seja, a existência do 'espírito capitalista' sugerida por Weber se torna também uma justificativa para a reafirmação do sistema, além de lhe construir uma perspectiva auspiciosa, já que o capitalismo passa a ser visto como o mais adaptado à sociedade, comprovando a força da ocidentalização do âmbito econômico em todo o mundo.


Juliana Casagrande - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário