Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cultura define Poder

Há séculos atrás emergia uma classe até então desconsiderada no âmbito político-social: a burguesia. Comercializavam e ganhavam poder econômico e, por sua vez, ansiavam pela ascensão sociopolítica. Sem demoras (pouco mais de três séculos), tal classe se impôs, afirmou-se como dominante e desde então seu modelo de vida se alastrou e se reproduziu em âmbito global. O sistema (im)posto pela burguesia revolucionária o século XVIII obtém peculiaridades que o sustêm forte dentre elas: a capacidade de se adaptar, seja pela elaboração de burocracias, seja por sua própria natureza e sua inconfundível maleabilidade. Tal sistema político e econômico denominou-se capitalismo.

Mas de onde viera o vigor para tal transformação? Weber se absteve das visões puramente materialistas e classistas dos estudos de Marx; buscou nas minúcias entender as origens da cisão histórica trazida pela referida ascensão. Analisando toda a conjuntura da época, a fragilidade, a impotência dos burgueses concluiu que a mudança tivera origem nas mudanças culturais. Em se tratando de século XV-XVI não havia dúvidas sobre a instituição a ser estudada. Nesse sentido, buscou na história da religião uma mudança comportamental que pudesse aproximá-lo da resposta. A mudança em questão é a reforma protestante pioneira de Lutero e seguida por João Calvino. Weber vê em Calvin o protagonista da mudança.

João Calvino fornecia um novo olhar à ética religiosa do momento. Iniciou uma linhagem que via sinais de bênção na vida do homem a partir de suas posses. Tal fato ganhou a apreciação do Rei e a ascensão burguesa consolidou-se desde então. Weber abriu uma leitura inovadora dos textos de Marx (reduzidos ao materialismo histórico e a incessante lutas de classes).

Ao que tudo indica, Weber acerta em trazer à tona o papel da cultura na transformação rápida impulsionada pelos burgueses e consolidada com a Revolução Francesa de 1789. Tal ruptura seria improvável se destituída de autocontrole (característica inerente à religião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário