Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fórmula do Capitalismo

A realidade em que o homem vive é um reflexo de seu embasamento cultural. Surge primeiro o ímpeto humano – fruto de vários aspectos: da realidade histórica, da realidade social, das instituição, da maneira de pensar do indivíduo e da coletividade – para depois tal manifestar-se de forma factível.

Manifestação interior >> Manifestação exterior

Tal passagem ocorreu com a criação do Estado por meio de um contrato social, ocorreu também com o contínuo progresso dos direitos humanos, ocorreu nas manifestações culturais e nas ciências... E porque não ocorreria com o capitalismo?
Para Weber o sistema capitalista seria certamente fruto de uma necessidade humana. O que o intriga é saber o que levou a homem a pensar de forma capitalista, o que levou o homem a querer o lucro, a acumulação. Estudando as relações sociais da época ele concluiu que a mentalidade protestante foi um catalisador para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
A ética protestante dinamiza o que era embrionário, ela racionaliza o pensamento humano.

Base político-social + base cultural + mentalidade protestante = desenvolvimento do capitalismo

A elevação do capitalismo na esfera global não mudaria o mundo de forma estrutural se tal restringisse apenas no âmbito econômico. A conversão do homem se dá de forma convencional e não coercitiva.

Karina Lima - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário