Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Racionalismo cientifico e juridico

          Dentro da teoria weberiana há a discussão sobre os efeitos do capitalismo na sociedade, onde é ressaltado um grande processo de racionalização e uma forte presença da avareza como meio de se manter o patrimônio já adquirido, dessa forma, um dos fatores que permite a existência do capitalismo é a capacidade do homem acumular o racionalismo.
O vinculo com a racionalização acaba sendo ligado a inúmeros fatores, como: a racionalização contábil, científica, jurídica e do homem. Como exemplos atuais, integrantes do nosso ramo do Direito, as ideias de Weber se encaixam no racionalismo científico e jurídico. Hoje, não é mais necessário que um profissional do Direito procure um processo em prateleiras intermináveis, por meio de um simples acesso à internet, possibilitado pela racionalização científica, já se é possível obter um trabalho com mais agilidade e eficiência. Dessa forma, a racionalidade contribuiu intensamente para o desenvolvimento cientifico da sociedade, juntamente com o desenvolvimento econômico e capitalista.
Uma critica dentro desse desenvolvimento dentro do pensamento de Weber, é a avareza resultante do processo de acumulação de capital. Da forma que quanto mais a pessoa adquire dinheiro, menos ela quer gastar, resultando na acumulação de capital e na desigualdade social.
 Assim sendo, o capitalismo é um sistema econômico hegemônico, e as ideias sugeridas por Weber continuam vingando e colaborando para o desenvolvimento da sociedade até hoje. Mas apesar dessa teoria já parecer estar consolidada, ele ainda encontra embates na sociedade como, por exemplo, a Igreja Católica, que se posiciona contra o capitalismo, denominando-o antiético e anticristão, assumindo apenas uma posição de tolerância. Além da Igreja, inúmeros outros institutos criticam a sociedade capitalista e seus malefícios a uma parte sociedade.
                                             
                                                                                                     Felipe A. Rotolo - D. Noturno                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário