Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cultura economica

   A cultura difundida e mantida pela igreja católica levou ao poder de etr sobre a população uma força coesiva que levou ao dompinio por anos, havendo uma ruptura somente com a Reforma Religiosa. Essa foi um ponto crucial durante o desenvolvimento não só religioso, mas influênciou em questões sociais e políticas, isso porque uma das maiores instituições existentes até então chegou ao ponto de ser questionada e sofrendo com isso uma ruptura interna e uma perda de fiéis e financiadores da empresa religiosa.
   Tal Reforma levou ao surgimento de frentes religiosas que tinham como sua base teórica o questinamento e novas formas de percepção de diversos pontos colocados em cheque por tal crítica, temos como, por exemplo, o surgimento dO Anglicanismo e do Calvinismo.
   O priemiro teve sua origem com Henrique VIII, que por questões não só matrimoniais, mas também políticas levou a sua quebra de relação com a igreja católica. A questão matrimonial, diz respeito ao desejo de separação da esposa e casamento com uma de suas concubinas, isso levado pelo desejo de ter filhos homens, já com relação à questão política, com a saída da igreja católica da questão política inglesa, Henrique aumentou o seu poder e ainda recolhendo os bens da igreja enriqueceu mo tesouro real inglês.
   Já para os calvinistas, a Reforma Religiosa trouxe um ponto de apoio ao desenvolvimento econômico para os burgueses, apoiando o seu desenvolvimento capitalista, assegurando que virtude e predestinação seria o desenvolvimento econômico pessoal e a sua tendência para o trabalho.
A crítica calvinista ao desenvolvimento econômico seria que o trabalhador que teria o seu tempo dedicado ao trabalho, isso se houvesse o fato contrário e a pessoa tirasse o tempo ocioso iria contra a chamada revolução, isso para sociedades que sofreram uma forte ruptura como modelo até então vigente como, por exemplo, a Revolução Russa e a Revolução Cultural Chinesa.
   A questão crucial fica a cerca do ponto de falta de ética no cenário moderno capitalista, isso compões da avareza, maquiada com uma ideia de utilitarismo.
  O que temos na verdade é: o indivíduo, camponês, trabalhador rural, teve sua forama de viver alterada pela Revolução Industrial, perdendo o seu tempo ocioso e passando a ser escravo da máquina, isso só ocorreu graças ao desenvolvimento capitalista, que teve respaldo com a Reforma Religiosa, que fortaleceu os ideais burgueses, por acreditar que desenvolvimento econômico individual é uma virtude.

Dalisa Aniceto - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário