Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Os pensamento de Weber

Os pensamento de Weber surge no contexto do calvinismo por uma questão religiosa, contudo se irradia ao nosso século circunscrito no âmbito econômico, desprendendo-se das questões religiosas. Seu objetivo não é se antepor ao materialismo dialético de Marx, mas compreender como as ações sociais mudaram o modo de produção. Seu objeto não é o calvinismo em si, mas a sociedade (a mudança de pensamento, que precedeu a mudança do modo de produção).
     Weber busca compreender a singularidade do ocidente, estudando de maneira empírica o momento em que se deu a mudança (vale dizer que não foi um momento, mas um processo). Esse processo teve caráter ecumênico (ocidentalização), de modo a se configurar a homogeneização de um modo de vida, a famigerada globalização marxista, adoção de um paradigma burguês. Essa dominação seria aracionalização do mundo (diferente de um monge que se encaixa na acomodação do mundo).
     Entende que a ânsia pura e simples por lucro não é capitalismo, é algo inerente ao homem, uma individualização internalizada em qualquer um de qualquer profissão. A externalização do sucesso seria externalizar sinais da sua escolha divina: quanto mais você acumula, mais ostenta, não só é mais bem visto, mas também está mais próximo da salvação.
     O capitalismo está muito atrelado à dinamização racional do investimento (nada mais anti-capitalista que uma pirâmide: feita para depois da morte -caracteriza não-investimento). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário