Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dinheiro e pensamento

É veracidade que Max Weber busca entender e fazer a ciência a partir do agir social concreto, o verdadeiro modo como ocorre a mudança social da sociedade.
Weber entende que a mudança de mentalidade ocorre antes da alteração do modo de produção, faz tal constatação por uma perspectiva empírico concreta e, assim, contradiz o materialismo histórico.
Em seus postulados, o autor discute o processo de ocidentalização do mundo e o disseminar de uma ética ao planeta. De acordo com o filósofo, quanto maior a prosperidade de alguém, maior sua predestinação ao céu, trata-se da ética calvinista, que prega a necessidade de exteriorizar o estado próspero.  A ética calvinista é uma ética de dominação.
O Direito, por sua vez, apresenta-se como responsável por assegurar que o sistema montado e sustentado pelo capital se mantenha, visto que, por exemplo, garante a posse de um valor, na frieza de um contrato. Parte deste pressuposto a ideia de que existem fatores capazes de diferenciar o modo de produção capitalista de qualquer outro, sendo tais vinculados à capacidade de racionalização.
A racionalização jurídica, por exemplo, elucida as estruturas do Direito e da administração como molas mestras da racionalidade capitalista, além da racionalização científica (dependência do desenvolvimento da ciência) e racionalização contábil (separação entre a empresa e o indivíduo).
Provavelmente mais importante que os outros tipos de racionalização está a Racionalização do Próprio Homem, pois, embora dependa da ciência, da técnica, e do Direito racional depende do próprio homem aderir certos tipos de conduta social.
Em contrapartida não basta a pura alteração da consciência, faz-se necessário irradiar tal consciência para outros grupos.
Aquele que não alterar seu modo de vida às condições do capital será, invariavelmente, fadado a derrota.

A reforma protestante, portanto, demonstra a extensão do controle religioso a todas as instâncias da vida de modo mais rigoroso. 

Lucas Oliveira Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário